
Educação e Relações Raciais: apostando na participação da comunidade escolar
A Coleção Educação e Relações Raciais: apostando na participação da comunidade escolar tem por objetivo contribuir para que as escolas desenvolvam um processo de autoavaliação participativa sobre a implementação da lei 10.639, ampliem a roda de pessoas e coletivos envolvidos com a superação do racismo e de outras discriminações e construam um plano de ação estratégica que gere transformações efetivas no cotidiano escolar.
A proposta também visa reconhecer, potencializar e articular ações já desenvolvidas por escolas, secretarias de educação, universidades e grupos e organizações da sociedade civil destinadas a promover uma educação antirracista e não discriminatória.
A Coleção foi desenvolvida a partir do trabalho com escolas, do diálogo com experiências internacionais e nacionais de educação das relações étnico-raciais – em especial, as desenvolvidas por organizações do movimento negro brasileiro – e com outras experiências educativas comprometidas com a afirmação dos direitos humanos de todas as pessoas.

Teoria é cura: o pensamento insurgente de bell hooks
Desde a década de 1980, a feminista negra estadunidense bell hooks tem produzido uma vasta obra cujas análises, de forma recorrente, abordam críticas culturais e pedagógicas, amor e espiritualidade, denúncias do imperialismo econômico e da supremacia branca. Com um estilo narrativo insurgente, os trabalhos de bell hooks tornaram-se referências incontornáveis para compreensão de como as dinâmicas de raça, classe e gênero expressam-se nas práticas culturais, acadêmicas, subjetivas e cotidianas. O objetivo do curso é discutir os principais conceitos presentes nas obras da autora, especialmente aquelas publicadas entre os anos 1980 o início dos anos 2000.
Formadora especialista: Mariléa de Almeida.
- Módulo 1: Tornar-se bell hooks: aspectos biográficos, históricos e temáticos.
- Módulo 2: Teoria é cura: voz e autorrecuperação em bell hooks.
- Módulo 3: Crítica cultural: descolonizar o olhar e o desejo.
- Módulo 4: Crítica a subjetividade capitalista: espiritualidade, amor e autoestima.
Atenção:Inscrições encerradas.

Curso EAD História da Ciência, Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente
O curso promove o conhecimento da produção tecnológica dos povos africanos e descendentes na diáspora que por séculos foi ocultada, contribuições científicas, tecnológicas e inovadoras que mulheres e homens de origem africana e da diáspora legaram e têm dado à humanidade ao longo da história. É voltado para estudantes, professoras(es), pesquisadoras(es) e interessadas(os) em geral.
Formador especialista: Carlos Machado
Módulo 1 - A construção da hegemonia branca no mundo.
Módulo 2 - Como se estruturou a humanidade na África.
Módulo 3 - A origem da civilização africana, suas ciências e tecnologias.
Módulo 4 - A divulgação científica do povo negro do continente americano.
Investimento: R$ 150,00.
Atenção: Inscrições encerradas.