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Territórios Culturais Indígenas: saberes, práticas e currículo
Neste curso vamos abordar a importância das temáticas indígenas nos currículos escolares e apresentar os princípios da Educação Escolar Indígena, visando incidir na prática educativa das/dos professoras/es e gestoras/es das escolas regulares para os desafios de elaboração e implementação da Lei 11.645/2008 no país, em especial no Maranhão.
Temos como objetivos:
Temos como objetivos:
- Identificar as principais legislações e experiências de implementação e de defesa do direito à educação a partir da realidade dos povos indígenas;
- Compreender a educação enquanto processo político e as ferramentas de resistência nos territórios indígenas;
- Conhecer e valorizar as experiências vivenciadas nos territórios indígenas do Maranhão, em especial dos povos Krikati, Guajajara e Gavião;
- Desenvolver ações que estimulem as/os professoras/es indígenas e não indígenas a implementarem ações voltadas para a valorização das diferentes identidades étnicas, suas línguas e ciências.
Módulos:
1. A luta do movimento indígena por educação e as diretrizes nacionais para a educação escolar indígena
2. Lei 11.645/08: A obrigatoriedade do ensino de história e cultura indígena em todas as escolas
3. Educação escolar indígena no Maranhão
4. Território de conhecimentos: saberes e práticas dos povos Krikati, Guajajara e Gavião